APAE de Andradina agradece apoio sobre luta contra decreto nº 12.686/2025
Decreto instituiu a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (PNEEI)
Por André Longarini
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Andradina que atende crianças e adultos com diversos tipos de deficiência de Andradina e cidades adjacentes agradeceu o apoio popular recebido em reunião realizada na Câmara de Andradina no último dia 6.
A luta contra a revogação do decreto nº 12.686/2025 que institui a Política Nacional de Educação Especial tem ganhado força em todo o país.
O texto determina que alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) ou altas habilidades devem estudar exclusivamente em escolas comuns, com atendimento complementar especializado. Na prática, a medida acaba com a possibilidade de matrícula direta em escolas especiais, modelo adotado por milhares de famílias que dependem das APAEs e Pestalozzis.
A Rádio ES conversou com a diretora da instituição em Andradina, Lídia Nakaguma Shimizu que atualizou a situação, informando que reunião foi realizada com o Ministro da Educação Camilo Santana, que prometeu reescrever o decreto alterando alguns pontos.
Comentários (0)