cover
Tocando Agora:

Paulistão 2026 define confrontos com mudanças no regulamento

Mudança deu-se por conta do novo calendário da CBF para 2026, não existindo mais grupos na primeira fase

Paulistão 2026 define confrontos com mudanças no regulamento
Divulgação

Por André Longarini

O Paulistão de 2026 já conhece seu novo formato e os confrontos da primeira fase, com o sorteio sendo realizado na noite de terça-feira (11), no Estádio do Pacaembu em São Paulo.

NOVO FORMATO

Devido a mudança no calendário da CBF para 2026, os estaduais tiveram diminuição de datas, de 16 para 11, com isso a Federação Paulista teve que mudar a forma de disputa que antes era a primeira fase dividida em 4 grupos, com os quatro grandes (Palmeiras, São Paulo, Santos e Corinthians), sendo cabeças de chave de cada grupo.

No ano que vem o formato da primeira fase será idêntico ao adotado pela Liga do Campeões que também aboliu os grupos na primeira fase, sendo em formato de liga, onde cada equipe faz 8 partidas, classificando as 8 primeiras e as 2 últimas serão rebaixadas.

A Federação manteve os clássicos, com os quatro grandes (Palmeiras, São Paulo, Santos e Corinthians), se enfrentando na primeira fase.

A fase final continua da mesma forma, com as quartas em partida única, a semifinal também, com mando de campo da equipe melhor classificada, já a final ainda não está definida se será em partida única ou em dois jogos como era antigamente.

INOVAÇÃO

Todas as partidas continuam com o auxílio da arbitragem de vídeo, popular VAR, e a Federação planeja implementar o impedimento semiautomático a partir das quartas de final da competição a entidade negocia com a Genius, empresa da Inglaterra que deverá fornecer a tecnologia também para a CBF no Brasileirão de 2026.

TRANSMISSÃO

A transmissão da competição continua com várias opções, sendo: Record na TV aberta, TNT na TV fechada, YouTube com a CazéTV e HBO Max, no streaming.

OS CONFRONTOS FICARAM DEFINIDOS DESTA FORMA

Corinthians enfrenta Palmeiras, São Paulo, Santos, Capivariano, Velo Clube, Ponte Preta, Bragantino e São Bernardo.

São Paulo enfrenta Corinthians, Santos, Palmeiras, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera.

Santos enfrenta Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Velo Clube, Bragantino, Novorizontino, Guarani e Noroeste.

Palmeiras enfrenta Santos, Corinthians, São Paulo, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Portuguesa e Botafogo.

Comentários (0)