Conheça ações de acessibilidade para pessoas com espectro autista
Sintomas se manifestam de formas diferentes em cada indivíduo

Por Agência Brasil
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. A condição se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, por isso é chamada de espectro, como explica a coordenadora do Centro de Referência Especial ao Transtorno do Espectro Eutista, Misleni Luzia.
"Ele tem a denominação de espectro pela seguinte razão: a gente tem uma sintomatologia que se apresenta de maneiras diferentes para cada pessoa. Tem pessoas com autismo que ela vai ter sensibilidade a estímulos sensoriais, auditivos e outras não vão se incomodar com o som. Então a gente tem uma dificuldade de contato visual. O outro sintoma é interação social limitada".
A acessibilidade para autistas envolve o acesso físico e também adaptações sensoriais e sociais. É o caso dos horários especiais em shoppings e cinemas com menos barulho e luz e também das vagas reservadas para facilitar a locomoção.
"O horário do silêncio, ele é bem importante, ele já tá acontecendo em alguns shoppings em Salvador, justamente para que a gente tenha horários em que a luz ela é mais baixa, os sons eles são mais brandos e a circulação de pessoas são menores nesses horários. Então isso também é bem importante, além das vagas e da preferência nas filas para essas pessoas".
Um símbolo importante nesse processo é o cordão verde com desenhos de girassóis, usado para identificar pessoas com deficiências invisíveis, como o autismo. Ele ajuda na compreensão da sociedade e no respeito aos direitos.
Comentários (0)