Câmara de Andradina
No último dia 21/8, a Câmara de Vereadores de Andradina recebeu uma audiência pública para debater o orçamento estadual que será votado para 2026.
No último dia 21/8, a Câmara de Vereadores de Andradina recebeu uma audiência pública para debater o orçamento estadual que será votado para 2026.
O Deputado Ênio Tatto ressaltou que o orçamento do Estado de São Paulo é o maior entre todos os estados da federação, com previsão para a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é de 388 bilhões de reais, podendo chegar a 400 bilhões e que, há muito dinheiro que está parado, cobrando que ele seja distribuído para os setores a qual foi destinado, sendo neste ano, 10 bilhões e 400 milhões congelados.
Ao fim das falas abertas, o Deputado Luiz Cláudio Marcolino fez uma explanação geral com dados do orçamento estadual, arrecadação, repasse, setores investidos, sinalizando que falta melhorar a comunicação entre o governo estadual e prefeituras que, por vezes, perdem de receber verba por não terem a informação correta e que, as audiências estão sendo benéficas, pois estão dando vozes diretas aos problemas de cada região do estado, ressaltando que a estimativa de renúncia fiscal ICMS de 2026 é de 78 bilhões de reais.
Presidida pelo Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, Deputado Estadual Gilmaci Santos (Republicanos), juntamente com os Deputados Estaduais Luiz Cláudio Marcolino (PT), Vice-presidente da comissão e Ênio Tatto (PT), teve a mesa o Presidente da Câmara de Andradina, Edgar Dourado (PSDB), a vereadora por Andradina Elaine Vogel (PSD) e o Prefeito de Andradina Mário Celso Lopes (PSD).
Na noite de terça-feira (12), a Sala de Convenções do Oeste Plaza Shopping recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, que ministrou uma palestra para um auditório lotado de empresários de Andradina e região sobre novas formas de investimento e estratégias para desenvolver a economia regional, explorando todas as suas potencialidades, com fomento e apoio do governo do Estado de São Paulo.
Os esforços conjuntos já começam a render os primeiros e importantes frutos. Em audiência pública realizada nesta quinta-feira na Câmara Municipal, o deputado estadual Gilmaci Santos (Republicanos), que é presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), anunciou a liberação de R$ 700 mil para a Santa Casa no orçamento do Governo do Estado de São Paulo para 2026.
Na tarde de quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Andradina foi palco de uma palestra ministrada pelo Conselheiro do Condeca – SP Vitor Benez Pegler que explanou sobre como as entidades podem produzir e acessar os recursos para a realização de projetos junto ao Condeca – SP.
Nesta semana 25 famílias andradinenses celebraram o fim do financiamento de suas casas, marcando um momento especial em suas vidas, com matéria divulgada pela comunicação do Governo de Andradina, gerando algumas dúvidas em quem sonha em obter uma moradia popular.